WLife
28/02/2023

Compartilhe esta publicação

Dia Internacional da Mulher 2023

A construção civil cresceu nos últimos anos. Em 2022, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do segmento aumentou 9,5% apenas nos primeiros seis meses do ano, se colocando acima da economia nacional. Esse crescimento vem acompanhado, consequentemente, pela necessidade por novos profissionais, assim abrindo novas possibilidades e oportunidades para o público feminino nos mais diversos cargos, indo além da engenharia e da arquitetura. Ainda pelo IBGE, entre 2007 e 2018 houve um aumento de mais de 120% na presença de mulheres no segmento, seja como pedreiras, serventes, carpinteiras, ajudantes de obras, técnicas em edificações, segurança no trabalho, entre outras funções. A WKoerich possui mais de 50 mulheres que trabalham nas áreas de técnicas de segurança, cozinheiras, arquitetas, engenheiras e toda a equipe de escritório, que envolve os setores como recursos humanos, financeiro, marketing, pós-vendas, consultoras de vendas, entre outros.

Andrieli Welter é técnica em segurança do trabalho da WKoerich, função que trabalha em prol da prevenção de acidentes e doenças com base em normas de saúde e segurança. Ela acredita que a presença feminina na construção civil é de grande relevância para tornar o ambiente de trabalho mais empático. “A capacidade de ver o lado ‘humano’ das pessoas é um dos nossos diferenciais. Conseguimos agir e pensar em muitas coisas ao mesmo tempo. Mulheres são zelosas, cuidadosas e como técnica de segurança do trabalho creio que essas características se tornam ainda mais evidentes”, conta.

O avanço para esse espaço das mulheres é claro, mas não sem luta. E é válido pontuar que homens entram no ramo da construção civil muitas vezes por falta de opção, enquanto mulheres estão em busca de melhor remuneração, benefícios e segurança. Além disso, essa entrada no setor traz às mulheres uma forma de fuga de funções tradicionalmente ocupadas por elas, enfrentado a discriminação. Mas esse avanço também é possível graças ao investimento em qualificações e capacitações, as quais essas profissionais normalmente dedicam mais tempo.

“A WKoerich procura alavancar a carreira de todos os nossos colaboradores. Por isso, estamos sempre incentivando o desenvolvimento e o crescimento das profissionais dentro da empresa. Até porque talento não se mede através de gêneros”, explica Gabriele Lohn, analista de Recursos Humanos da WKoerich.

Por isso, neste dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data que marca a luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades em todo o mundo.

Hoje, homenageamos todas as mulheres que vieram antes de nós, aquelas que lutaram pelos direitos que temos hoje e que abriram caminho para o futuro. Também homenageamos todas que estão lutando agora, em todo o mundo, para garantir um futuro melhor para si e para as gerações futuras e claro, as mulheres que fazem a história da WKoerich ser ainda mais próspera.

A família WKoerich agradece a todas profissionais mulheres do nosso time que atuam com maestria e excelência.

Confira alguns registros:

Outras Ações

WhatsApp