Mulheres que impactaram o mundo da Arquitetura
Para assinalar a semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher é essencial trazer à tona a contribuição e o talento de mulheres visionárias, que abriram o caminho para que futuras arquitetas realizem seus sonhos.
Pesquisas realizadas recentemente apontam que a presença feminina na Arquitetura e Urbanismo cresceu nos últimos anos. De acordo com dados recentes do Conselho Nacional de Arquitetura, o Brasil conta com 167.060 arquitetos e urbanistas ativos e registrados, com a presença mais forte das mulheres 63,10% (105.420), enquanto 36,90% (61.640) são homens.
Por isso, arquitetas merecem cada vez mais reconhecimento, pelo seu papel e espaço crescente na profissão. Para celebrar o talento e a visão que as mulheres trazem para a arquitetura, destacamos profissionais que certamente deixarão suas marcas.
Lina Bo Bardi
A arquiteta italiana projetou edifícios arrojados e imersos no modernismo. Lina foi convidada a projetar o Museu de Arte de São Paulo (MASP), inaugurado em 1968. No projeto Lina suspendeu o prédio sobre uma praça de 70 metros de comprimento, o Museu tornou-se um dos mais importantes da América Latina.
Bo Bardi também estabeleceu o primeiro curso de Desenho Industrial do país no Instituto de Arte Contemporânea.
Rosa Grena Kliass
Rosa Kliass é uma pioneira na área da Arquitetura e do Paisagismo. Após concluir a graduação na USP (1950), a arquiteta estabeleceu o primeiro escritório de paisagismo dirigido por uma mulher no Brasil.
Rosa Grena Kliass
Entre suas obras famosas estão a revitalização do Vale do Anhangabaú, nos anos 1980, e projeto paisagístico da Avenida Paulista. Kliass também fez parte do projeto paisagístico dos aeroportos internacionais do Distrito Federal e do Pará.
Participou ativamente no desenvolvimento de projetos ligados ao planejamento urbano. Em 1965 contribuiu para o plano urbanístico e paisagístico de Curitiba, além de projetar o Parque Naturalístico Mangal das Garças, em Belém.
Parque Naturalístico Mangal das Garças.
Dama Zaha Hadid
Zaha Hadid é uma das arquitetas mais bem sucedidas da história. A arquiteta britânica nascida no Iraque se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio Pritzker de Arquitetura em 2004, prestigioso por reconhecer profissionais visionários.
Zaha Hadid.
A genialidade de Zaha está por trás de muitos projetos que definiram a Arquitetura contemporânea como o Galaxy Soho de Pequim, o Centro Aquático de Londres, o Centro Cultural Heydar Aliyev e a Ópera de Guangzhou.
Complexo Mixed-use Galaxy Soho, Pequim.
Centro Aquático de Londres.
Marion Mahony Griffin
Marion Mahony Griffin foi uma das primeiras arquitetas licenciadas do mundo. A arquiteta concluiu sua graduação em 1894 no MIT.
Marion se tornou a primeira funcionária de Frank Lloyd Wright, arquiteto renomado que até hoje é reconhecido como um dos grandes pioneiros do século XX.
Entre os projetos de Marion figuram o Capitol Theatre em Melbourne, Austrália (1924).
Capitol Theatre, Austrália.
Além de seus projetos arquitetônicos, Mahony é amplamente elogiada por suas representações arquitetônicas. Inspirado no estilo das gravuras em xilogravura japonesas, criou tintas fluidas e românticas e desenhos em aquarela.