WKoerich no Fórum de Gestão de Espaços Públicos promovido pelo FloripAmanhã 2022
Promovido pela FloripAmanhã, o Fórum de Gestão de Espaços Públicos reuniu especialistas e adotantes de praças para avaliar as experiências realizadas nos últimos anos e incentivar novas empresas a abraçarem a causa.
O Senac da Prainha foi palco de uma discussão extremamente positiva para a cidade na tarde dessa quarta-feira (24/08). Com a presença do prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, e de empresários, como Waltinho Koerich, e representantes de ONGs, o evento foi uma iniciativa da FloripAmanhã, entidade que coordena o REVIT – Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente.
“Preservar os espaços públicos, seja em prol do meio ambiente ou para lazer, é indispensável. É nosso dever! E essa tarefa não cabe exclusivamente ao poder público, é preciso que a sociedade e cada um reconheça que esse dever também nos pertence”, destacou o presidente da FloripAmanhã, Jaime de Souza, em seu discurso de abertura.
No painel O desafio da parceria público-privada na revitalização de espaços públicos, a superintendente da Floram, Beatriz Kowalski, explicou como funciona a Lei Municipal n. 2.668/1987, que autoriza o poder executivo a conceder, por doação, a administração de locais indicados, e agradeceu a FloripAmanhã por coordenar o projeto, que já revitalizou mais de 100 locais para a comunidade sem a necessidade de investimentos públicos. “O projeto Adote um Praça é uma benção, pois muitas empresas nem sequer conhecem a possiblidade de adotar um espaço público e, com isso, podem fazer uma devolutiva positiva para a sociedade”, exclamou.
O prefeito, Topázio Silveira Neto, que também participou do painel, afirmou: “Florianópolis cada vez mais é uma cidade para pessoas. E um parque ocupado é um parque seguro”, dando credibilidade ao projeto.
Experiências como gestores de espaços públicos
Empresários adotantes participaram do segundo painel, trazendo suas experiências como gestores de espaços públicos. Waltinho Koerich, da WKoerich e WOA Empreendimentos, maior adotante de espaços da cidade, chegou a questionar: “Como outras empresas não conseguem enxergar tanta oportunidade que essa cidade dá?” Na ocasião, ele foi homenageado pela grande quantidade e qualidade das praças e outros espaços públicos revitalizados e mantidos por suas empresas.
Participaram também do painel de cases o CEO da Unimed, Richard Oliveira, apresentou o case da academia ao ar livre na Beira-Mar Norte, que evoluiu para a Arena Unimed, com mais de 10 mil check-ins em menos de quatro meses; Juliana Cunha, da ONG Asas, que adota um espaço público em Canasvieiras como sede de um projeto social que atende 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; a Associação dos Amigos Parque da Luz, representada por Humberto Olsen, que destacou a importância da gestão compartilhada; e Fernando Moraes, da AmaPraça, que contou como foi a revitalização da Praça Celso Ramos.
O evento contou ainda com uma palestra do urbanista e ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi, sobre Espaço urbano e público, planejamento para uso inclusivo e integrado; ele trouxe uma série de exemplos bem-sucedidos na capital paranaense.
E para finalizar, o evento contou com a participação online internacional de Alain Grimard, oficial Sênior Internacional do ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, que falou sobre a importância da urbanização sustentável.
O Fórum fez parte do calendário comemorativo da entidade, que completou 17 anos no dia 17 de agosto. “Nós estamos muito contentes com o resultado do evento, cujo principal objetivo era comemorar o aniversário da entidade evidenciando boas práticas. Esse processo de adoção transforma espaços degradados em espaços altamente qualificados, que antes a gente só via em outras cidades e até países”, exclamou Salomão Mattos Sobrinho, vice-presidente da FloripAmanhã e coordenador do REVIT, que fez ainda algumas sugestões para melhorar o projeto, como: atualizar a legislação para ampliar os interesses dos adotantes; promover eventos nas praças para chamar as pessoas; criar uma espécie de Plano Diretor de praças, para mapear as necessidades e ofertas; entre outras melhorias.