Natureza dentro de casa: ideias para incluir as plantas na decoração
O paisagismo renova a decoração e o clima de qualquer ambiente. Se antes a técnica transformava especialmente os ambientes externos, hoje as plantas também são utilizadas como ferramenta de decoração de espaços internos de casas e apartamentos.
Urban jungle é um termo que vem sendo usado para se referir a casas na cidade que recorrem ao uso de muitas plantas e folhagens – mas muitas mesmo – para trazer um pouco da natureza para dentro do lar.
Se você também gosta da ideia, vamos te dar algumas dicas para começar a inserir mais verde dentro de sua residência. Pouco a pouco você vai ver como as plantas vão transformar os ambientes da casa.
Plantas para ambientes internos X externos: como escolher?
Antes de começar a comprar plantas para decorar sua casa, é preciso ter em mente que elas reagem diferente a ambientes internos e externos. Espécies que se adaptam bem à sacada podem não se desenvolvem adequadamente em locais com pouca luz, e vice-versa.
As plantas para os ambientes internos precisam ser muito bem escolhidas. Algumas boas opções são:
- espada ou lança de São Jorge
- zamioculca
- begônia
- jibóia
- lírio da paz
- samambaia
- costela-de-adão
- bambu da sorte
- palmeira ráfia
- comigo-ninguém-pode
- antúrio
- ficus lyrata
Já para a sacada e outros ambientes mais abertos e onde a incidência de luz é maior, a dica é investir em espécies que sejam resistentes às variações de temperatura. Neste caso, as mais indicadas são:
- asplênio
- dracena (ou pau-d’água)
- mini palmeiras
- palmeira fênix
- cactus
- bambu-mossô
- pequenas árvores como pitangueiras ou jabuticabeiras
Vale lembrar que independente do ambiente em que estejam inseridas, cada planta necessita de cuidados específicos de rega, poda e adubagem. Sendo assim, na hora de comprar, converse com o floriculturista sobre as especificidades de cada uma.
Onde e como inseri-las na decoração?
Todos os ambientes da casa podem receber plantas. A sala geralmente é o espaço que melhor as comporta, mas até mesmo o banheiro pode abrigar espécies como jibóia, por exemplo.
Já a cozinha é o ambiente perfeito para receber vasos ou floreiras com ervas que serão usadas nas receitas.
Mas de que forma colocá-las dentro de casa?
A mais comum é em vasos e hoje é possível encontrá-los nos mais diversos formatos, estilos e tamanhos. O ideal é que você analise a decoração do ambiente e busque pelo modelo que mais converse com ela.
Se for usar vários vasos, trabalhe com harmonia entre os estilos e varie nos tamanhos. Além de deixá-los no chão ou sobre os móveis, você pode pendurá-los em hangers específicos para plantas ou então ter uma estante apenas para elas.
Por fim, se você realmente deseja investir em um espaço verde dentro de sua casa, o jardim vertical pode ser uma opção e tanto. Ele vai trazer mais frescor e aconchego para o ambiente. No entanto, este é um projeto mais complexo e que vai exigir um paisagista para a execução.
Paisagismo em condomínios
Contar com espaços verdes na rotina é um privilégio que proporciona um respiro na correria do dia a dia. Eles não apenas purificam o ar, mas também geram bem-estar.
Sabendo disso, a WKoerich investe em projetos especiais de paisagismo que são capazes de proporcionar uma vida mais tranquila para seus moradores e com a sensação única de estar mais próximos da natureza.
E se você conhece alguém que também gosta da ideia de inserir plantas na decoração da casa, aproveite para compartilhar essas dicas!