Destinos em Florianópolis para fazer fotos incríveis
Florianópolis é uma cidade linda o tempo inteiro, mas é na estação mais quente do ano que ela alcança o seu ponto máximo de beleza e vibração. Cada vez mais, Floripa, como a capital catarinense é carinhosamente conhecida, se consolida como um dos destinos de verão mais procurados no Brasil, seja por turistas estrangeiros ou de outras regiões do país.
E os motivos para isso são muitos. Além de belíssimas praias, possui diversos pontos turísticos e históricos que garantem passeios e fotos incríveis. E se você ainda não definiu seu roteiro de férias, leia essa matéria até o final e entenda porque você deve incluir Floripa.
Ilha do Campeche
Conhecida como o “Caribe Catarinense”, a Ilha do Campeche é uma pequena ilha localizada no sul de Florianópolis, bem em frente a praia do Campeche. A areia é bem clara e suas águas estão sempre assim: calmas, cristalinas e com coloração que varia entre o azul turquesa e verde esmeralda, oferecendo uma vista realmente paradisíaca e um mergulho tranquilo e refrescante.
A Ilha é um dos paraísos naturais mais exuberantes do Brasil também pelo seu alto valor arqueológico, com inscrições rupestres e as oficinas líticas raríssimas. O local é tombado pelo Iphan como patrimônio arqueológico, etnográfico e paisagístico brasileiro desde 2000.
E caso você queira ver de perto tudo isso, existe a opção de fazer a trilha monitorada pelos guias por um valor simbólico. A caminhada é interessantíssima, rica em informações, tem paisagens incríveis e permite conhecer uma parte da história de Santa Catarina que outros locais não mostram.
Para conhecer a ilha, é preciso ir até a Praia da Armação, Barra da Lagoa e Praia do Campeche, onde se pega uma pequena embarcação que faz a travessia até o local. Os valores do transporte variam dependendo do local de saída, do tamanho da embarcação e da época do ano.
Saída da Praia da Armação – Associação de Pescadores – Av. Antônio Borges dos Santos, 855.
Saída da Barra da Lagoa – Associação de Transporte da Barra da Lagoa: (48) 3232-4019.
Saída da Praia do Campeche – Programa de Visitação e Conservação da Ilha do Campeche – Centro de Informações: (48) 98416-8476.
Santo Antônio de Lisboa
Santo Antônio de Lisboa está localizado no noroeste da Ilha de Santa Catarina e é uma das regiões mais antigas de Florianópolis. O local teve um papel importante na colonização da cidade e ainda preserva muitas casas e construções históricas.
Caminhando pela região, percebe-se muitos Casarões de arquitetura açoriana, ruas de pedras e um ritmo tranquilo de um bairro de pescadores. Abriga pequenas atrações, como a Igreja de Santo Antônio, o antigo posto da Alfândega e claro, a praia.
O bairro é um dos principais polos gastronômicos da cidade, com dezenas de restaurantes, a maioria deles especializados em Frutos do Mar. Alguns possuem mesas em decks na beira da praia, ideais para fazer a sua refeição enquanto aprecia a vista, que é incrível.
O pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa é a atração mais popular da região, sendo um dos melhores pontos de Floripa. Tudo isso porque o sol se põe do outro lado da baía. A bela paisagem é composta pelos barcos de pesca, o centro de Florianópolis e a Ponte Hercílio Luz.
O bairro também abriga algumas feiras de artesanato, como a Feira das Alfaias, que acontece aos sábados a partir das 11h na Praça Roldão da Rocha Pires no Centro histórico.
Um verdadeiro espetáculo de fim de tarde, não é?
Palácio Cruz e Souza
A atual sede do Museu Histórico de Santa Catarina, o Palácio Cruz e Souza fica localizado no coração da Ilha, em frente à Praça XV de Novembro e ao lado da Catedral Metropolitana de Florianópolis é um convite para você adentrar nos hábitos, na cultura e no modo de vida de séculos passados.
Criado em 1978, o prédio é tombado pelo patrimônio histórico estadual e acompanhou com o passar do tempo a mudança de estilos arquitetônicos, ganhando características barrocas e neoclássicas. Os traços atuais foram implantados depois de uma grande reforma realizada nos primeiros anos da República.
Durante todo esse tempo, muitas solenidades, eventos políticos e militares aconteceram em Santa Catarina. Além disso, uma sala no Palácio guarda os restos mortais do grande poeta catarinense João da Cruz e Sousa, principal nome do simbolismo brasileiro. João empresta seu nome ao prédio que abrigou a sede do governo do Estado desde os tempos coloniais até 1984.
O acervo do museu é composto por móveis e objetos de época. Os aposentos reproduzem a rotina de quem vivia ali, com sala de música, de jantar, quartos e outros ambientes que fizeram parte da agitada história política de Santa Catarina.
Visitação:
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 10h às 18h. Sábado e domingo das 10h às 16h. Ingressos: Inteira: R$ 5. Meia: R$ 2.
Entrada gratuita, mediante comprovação, para professores acompanhando a turma; crianças com idade inferior a 5 anos; pessoas com deficiência; maiores de 60 anos; guias turísticos.
Aos domingos, a entrada é gratuita para todos.
Floripa é mesmo de tirar o fôlego, né? As pessoas que visitam ficam tão encantadas com a Ilha da Magia que muitas vezes decidem até se mudar para a cidade e seus arredores.
Por isso, selecionamos algumas opções de empreendimentos para você que ficou com vontade de morar na Grande Florianópolis:
eStúdio Oceano
Rua Desembargador Arno Hoeschl, 290 – Centro, Florianópolis – SC.
Fragata Residencial
Plantão de Vendas
Rua Coronel Pedro Demoro, 1482 – Estreito
48 3365-1112