Descubra as novas tendências vistas no Salão do Móvel de Milão
Conhecido mundialmente, o Salão do Móvel de Milão é um evento que reúne, anualmente, designers, arquitetos, formadores de opinião e apaixonados por decoração vindos dos quatro cantos do mundo.
A feira hoje é considerada como ditadora de tendências quando pensamos em Design de Interiores, mobiliários em geral, design de produto, uso de cores, formas e tudo que diz respeito à decoração residencial ou mesmo comercial.
Pensando nisso, reunimos aqui algumas das principais apostas do Salão do Móvel de Milão para o próximo ano. Descubra o que será tendência e o que pode ser usado para deixar sua casa ainda mais contemporânea.
Destaques do Salão do Móvel de Milão
# Tons Pastel
Especialmente nos móveis como sofás e poltronas, os tons pastel continuam muito em alta. Depois da febre do rosa millennial, agora ganham destaque também cores como o menta, o azul, bege e cinza.
Ao contrário do que é de costume, ao invés de contrastá-los com cores mais vibrantes, o que se viu no salão foi ambientes completamente minimalistas em questão de cores, apostando em tons suaves nas paredes, móveis, tapetes e objetos.
# Combinação de Materiais
O uso combinado de materiais diferentes vai cada vez mais longe. Pés de sofá e mesa de vidro, madeira e metal, acrílico ao lado da madeira e diversas outras combinações até então inusitadas.
Usar os elementos desta forma fez com que as exposições ficassem com um ar ainda mais moderno, mas ainda sim, sem perder a essência de casa.
# O vintage com nova roupagem
Muitas exposições da feira trouxeram móveis com ares vintage totalmente repaginados. Em alguns casos eles apareceram contrastando com ambientes mais modernos. Em outros, o cômodo inteiro tinha um aspecto de “casa da vovó”, só que com cores mais sóbrias e linhas mais retas.
Vale apostar em poltronas, cadeiras de jantar e até mesmo lustres para trazer para o ambiente um toque mais antigo, mas ainda assim, sem perder o ar de contemporaneidade.
# Cores quase Neon
Indo na contramão dos ambientes em tons pastel, as cores mais fortes também tiveram seu holofote durante a exposição. Ganharam destaque tons como o verde, o amarelo e
o azul – tão abertos que quase alcançavam o neon.
E quem pensava que este tipo de tom se aplicava apenas a objetos pequenos, se surpreendeu ao ver sofás e grandes cadeiras usando cores como estas.
Falando em verde e amarelo, a combinação das duas cores também foi destaque em algumas exposições. Vale a pena ficar de olho.
# Neuroestética
Desenvolvida por pesquisadores americanos em parceria com o Google, a instalação da neuroestética faz parte de um experimento que utiliza princípios da ciência e busca provar que estética visual e o design podem afetar nossos cérebros, fisiologia e bem estar.
No stand foram utilizados sons, aromas, texturas e iluminação para estimular os sentidos dos visitantes que usavam uma pulseira desenvolvida pelo Google e tinham suas respostas físicas e fisiológicas medidas. Ao final, cada visitante recebia um relatório personalizado comentando a experiência.
# Expositores brasileiros
Também ganharam destaque no salão algumas peças brasileiras. A Banqueta IVI, por exemplo, é assinada por Rodolpho Guttierrez e produzida inteiramente de madeira com detalhes encaixados da marcenaria fina.