6 dicas para melhorar a qualidade do seu sono
A qualidade do sono é fundamental para garantir saúde. Isso porque é no momento em que estamos dormindo que nosso corpo promove sua restauração diária. Durante a noite, nosso organismo faz a síntese de proteínas, repara tecidos e realiza outras funções essenciais para o seu equilíbrio.
Mas este não é o único motivo para manter uma rotina de sono com mais qualidade. No artigo de hoje vamos explicar tudo sobre o assunto.
Por que garantir a qualidade do sono é fundamental?
São muitos os benefícios de um sono de qualidade, entre eles:
- Previne a pressão alta
- É aliado no combate ao sobrepeso e obesidade
- Auxilia em processos de memória e aprendizado
- Previne a depressão
- Atua no controle do diabetes
- Ajuda no desempenho físico
- É um aliado na manutenção do sistema cardiovascular
- Ajuda na concentração e na produtividade
Será que estou dormindo bem?
Dormir bem nem sempre está relacionado com a quantidade de horas. Às vezes, 6 horas bem dormidas valem mais que 10 sem qualidade. Por isso, fique atento a alguns sinais, como:
- Você se sente realmente descansado ao acordar?
- Você sente cansaço ou mesmo sonolência ao longo do dia?
- Pega no sono rapidamente ao deitar ou sentar em algum lugar confortável?
- Dorme muito no final de semana?
- Após as refeições sente muito sono?
Esses podem ser indicativos de que você não está garantindo a qualidade de seu sono. Felizmente, na maioria dos casos esta é uma situação reversível.
Como melhorar a qualidade do meu sono?
#1. Mantenha uma rotina: dormir e acordar sempre na mesma hora vai fazer com que seu organismo se acostume e descanse mais.
#2. Afaste-se das telas: já existem inúmeras pesquisas provando que as telas do celular ou computador dificultam a chegada do sono, além de fazer com que ele tenha menos qualidade.
#3. Exercite-se ao longo do dia: além de gerar a serotonina para nosso organismo, os exercícios promovem aquele cansaço saudável, que vai contribuir para a chegada natural do sono.
#4. Evite bebidas estimulantes: cafeína, taurina e similares (e até mesmo o álcool) são inimigos do sono. Por isso, evite seu consumo pelo menos 6 horas antes de ir deitar.
#5. Conte com alguns apps: hoje existem vários aplicativos que ajudam a criar uma rotina de sono melhor. Alguns dos que se destacam são o Sleep Genius, Sleep Better e Sleep Tracker.
#6. Esteja em um local favorável: um quarto que conte com cortinas corta luz, temperatura adequada e esteja em um local calmo e silencioso certamente vai te ajudar e muito nas noites de sono.
Pronto para começar a dormir melhor? Compartilhe estas dicas com seus amigos e familiares.